DECORE SUA CASA COM HARMONIA 

Quando o assunto é decoração, gosto e estilo não se discutem. O que importa é que a casa tenha a sua cara. A escolha dos móveis, utensílios e cores deve seguir o seu gosto pessoal.

É importante lembrar que a decoração deve ter a intenção de deixar o ambiente aconchegante e em harmonia, sem ter como principal objetivo a beleza para impressionar as visitas.

Hoje, quando falamos em harmonia de um ambiente, as pessoas automaticamente falam em Feng Shui – a técnica chinesa de estudo, equilíbrio e harmonização da energia dos ambientes e imóveis.

Mas também vale ressaltar que aplicar Feng Shui não é simplesmente decorar a casa em estilo oriental. Vejo cada vez mais pessoas que na hora de decorar suas casas procuram o “estilo Feng Shui”, que não existe. E para piorar, muitos profissionais oferecerem Feng Shui na decoração sem saber do que estão falando.

O que provavelmente confunde as pessoas é a aplicação do Ba-Gua e ativação dos seus setores por meio de símbolos, imagens, cores e elementos.

Mas afinal, posso ou não aplicar Feng Shui na hora de decorar? Claro que pode. Basta você decidir unir o Feng Shui e a decoração no mesmo projeto. Falo em unir porque Feng Shui não é decoração. Quando faço minhas consultorias, entrego ao cliente um relatório do Feng Shui e ele pode apresentar ao seu decorador, para que o profissional conheça as energias do imóvel e aproveite no seu trabalho.

Também já participei de alguns projetos de decoração de residências e empresas. Nestes casos, realizei a análise da energia dos ambientes, aplicação do Ba-Gua e as curas necessárias. Com meu relatório pronto, sentei com o proprietário do imóvel e o decorador para analisarmos em conjunto o que poderia ser feito para deixar o ambiente harmonioso e bonito. Foi um trabalho em equipe. Opinei no projeto, para melhorar a energia, mas sem desrespeitar a decoração.

Todo o estudo de Feng Shui pode ser feito pelo próprio decorador na execução de seu projeto. Cada vez mais decoradores, designers de interiores e arquitetos têm aplicado os princípios de Feng Shui em seus projetos e estudos.

Deu para observar que o projeto de Feng Shui e o projeto de decoração são totalmente independentes, mas podem se completar se bem elaborados e aplicados. Para terminar, gostaria de alertar que uma casa estará sempre bonita e harmoniosa se for aplicado nela o mínimo de bom gosto e conhecimento de Feng Shui.

Se quiser saber mais sobre Feng Shui ou contratar uma consultoria de Feng Shui para sua casa ou escritório, escreva para meu e mail: solange.birnfeld@terra.com.br